1. Aditivos para Metalurgia
2. Automotiva e Desmoldantes
3. Caldeiras e Torres
4. Desengraxantes, Fosfatizantes e Decapantes
5. Detergentes e Sabonetes
6. Tratamentos Especiais para Água e Outros Serviços

 

F OIL
 
 
Uso:

      Principalmente na aditivação de óleos combustíveis pesados. Recomendável o é também para os leves, onde seja desejada manutenção preventiva e minimização de inconvenientes na circunvizinhança. Subsidiariamente, em processos industriais que envolvam resíduos da destilação de petróleo.



Características:

      Líquido cristalino, inflamável, odor peculiar, típica coloração rubi brilhante gerada por um de seus catalisadores, densidade 0,81 g/mL (25°C), aproximado volume de 1235 mL/Kg, pH não aplicável.



Propriedades:

      Biodegradável, não contém organoclorados, tratando-se de uma formulação extraordinariamente balanceada. Quando puro e em prolongado contato, exerce efeitos adversos sobre PVC, borracha (principalmente sintética) e alguns plásticos (acrílico, p.e.), graças suas propriedades penetrantes, dispersantes, peptizantes, dissolventes, anti-espumantes, não sendo iônico e nem aquoso. É inócuo ao cobre e suas ligas, metais ferrosos e outros, Penton, polipropileno, nylon moldado e teflon. A mistura de certos destilados de petróleo de diversas origens, pode acelerar a degradação de combustíveis como resultante da polimerização e quebra de hidrocarbonetos, formando lama, deteriorização da cor e exalando odor desagradável, indicativo de uma série de problemas com derivados de enxofre na queima e etapas pré e pós a mesma, assim como os de vanádio. Ora, além de estabilizar o combustível evitando o acúmulo de água até por condensação, o que impede a proliferação de microrganismos, porque a emulsifica, atomiza a borra e atua sobre aglomerações orgânicas e inorgânicas. Evita a formação de gomas e vernizes sobre superfícies metálicas, que também são protegidas por filme monomolecular que as isola do meio, agindo também como anti-corrosivo.



Aplicação:

      Em sistemas de armazenagem nunca tratados ou muito sujos, que requeiram recuperação rápida, eliminação de problemas de corrosão, ótima atomização e completa queima com maior rendimento do combustível, iniciar despejando em cada tanque um litro para cada 1.000 de óleo antes da descarga do mesmo, para acelerar a homogeneização (pode-se acelerar a dispersão diluindo a dose previamente em quantidade maior de querosene, diesel ou outro combustível). À medida em que for notado melhor desempenho, passar à redução gradativa, até a dose ideal que é de um litro para cada 4.000 de óleo combustível.



Precauções:

      Embora de toxidez muito baixa para animais de sangue quente e, em geral, não irritante à pele, pessoas sensíveis devem precaver-se do contato direto. Aliás, como inflamável, guardar o produto ao abrigo de intempéries e em local requerido para tal circunstância, assim como, quando de seu manuseio usar o habitual equipamento de segurança. Respingos e derrames devem ser lavados com água abundante e roupas que entrarem em contato, limpas antes de reutilização.